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Atividades desenvolvidas durante o primeiro ano
No primeiro trimestre, que corresponde aos meses de outubro, novembro e dezembro de 2013, o principal objetivo relacionado com o aspecto de pesquisa do projeto foi avaliar a usabilidade de telefones celulares pela população-alvo. Testes de usabilidade foram realizadas em duas unidades básicas de saúde em São Paulo (UBS Vila Dalva - região oeste de São Paulo, e UBS Vila Espanhola - região norte de São Paulo), com 20 pacientes. Os três pesquisadores (SA, PV, RN), que conduziram as entrevistas, trabalharam juntos na discussão, tradução e adaptação do questionário, e também na manipulação do aplicativo.
No trimestre seguinte, que se refere ao período de 1º de janeiro a 31 de março de 2014, os esforços foram dirigidos no sentido de alcançar a versão final do aplicativo CONEMO, tanto em Espanhol quanto em Português, e no desenvolvimento do Sistema de Apoio ao auxiliar de enfermagem. Também foram definidas as tarefas do protocolo de pesquisa e os procedimentos para o estudo piloto.
O terceiro trimestre, que se refere a fase 3 da pesquisa formativa, e incluiu um período de 3 meses, entre 1º de abril e 30 de junho de 2014. Foram realizados, neste trimestre, mais testes de usabilidade com dois voluntários em São Paulo, o que gerou informações relevantes durante a visita da equipe de Northwestern. além de uma melhor compreensão da complexidade do sistema CONEMO pelas equipes da USP e UPCH. Isso também culminou na melhora da qualidade na elaboração de documentos e outros materiais relacionados com o estudo.
A fase 4 da pesquisa formativa inclui o período de 3 meses entre 1o de julho e 25 de setembro. Durante esta fase, as tarefas dos diferentes profissionais envolvidos no teste-piloto foram definidas, bem como a estratégia para o recrutamento de candidatos para o estudo piloto . O Manual do Auxiliar de Enfermagem e o Guia do Participante foram concluídos em 3 línguas (Inglês, Português e Espanhol) e um guia especial para o uso do aplicativo de celular foi elaborado para se certificar que ambos, enfermeiros e pacientes, teriam um guia de referência rápida. O material para o treinamento dos auxiliares de enfermagem foi preparado.