Edital

Visão Geral

Durante o ano passado, nós desenvolvemos uma intervenção psico-educativa de baixa intensidade a ser entregue através de um aplicativo de telefonia móvel para pessoas deprimidas que realizam tratamento para doenças crônicas em ambientes médicos gerais. CONEMO é uma intervenção de 6 semanas concebida para reduzir os sintomas da depressão. Este aplicativo para celulares irá entregar mensagens relacionadas à depressão e comportamento de ativação três vezes por semana. Os auxiliares de enfermagem prestarão apoio para aumentar a adesão à ações de ativação de comportamento. O auxiliar de enfermagem é responsável por monitorar o uso do aplicativo CONEMO e o desempenho dos participantes através de uma interface web, fornecendo informações sobre como usar o aplicativo e suporte técnico. O auxiliar também é também pela comunicação do progresso do paciente em estudo para o supervisor e, se necessário, para o médico e/ou enfermeiro responsável pelo participante. Os participantes estarão cientes de que sua atividade e progresso são monitoradas pelo enfermeiro através de uma interface web do sistema CONEMO. Durante o estudo piloto, chamadas telefônicas serão feitas pelo auxiliar de enfermagem parabenizando a adesão e oferecendo sugestões durante a não-adesão.

Propusemos três fases para o desenvolvimento do estudo:

Fase 1: Pesquisa formativa: Desenvolver, planejar e testar um projeto piloto de uma intervenção psico-educativa (CONEMO) entregue em sua maioria via telefones móvel explorando as barreiras e facilitadores para a sua execução, bem como refinar os aspectos metodológicos em preparação para os testes clínicos.

Fase 2: Eficácia da pesquisa: Um ensaio randomizado por cluster comparando a eficácia dos cuidados usuais mais o uso do CONEMO ao tratamento por cuidados usuais apenas, avaliando os efeitos do Programa CONEMO sobre os resultados clínicos, os aspectos de saúde relacionados com a qualidade de vida e satisfação dos pacientes em relação aos custos de cuidados e tratamento.

Fase 3: Divulgação/Implementação: Desenvolvimento de estratégias eficazes de divulgação do CONEMO na América Latina e em outros locais.

Próximos eventos

Décimo Grupo de Estudos Latin-MH

Acontecerá, no dia 22 de Agosto, às 11:00, nosso Décimo Grupo de Estudos Latin-MH com o tema "Tecnologias Digitais para Prevenção de Mortalidade Precoce entre Pessoas com Doenças Mentais Sérias". Este webinar será apresentado pelo Dr. John A. Naslund, PhD de Dartmouth College, e será transmitido online, via Adobe Connect, em Inglês. Junte-se a nós e construa conhecimento conosco!

Leia mais...

Últimos eventos

Nono Grupo de Estudos Latin-MH

No dia 29 de maio foi ao ar nosso Nono Grupo de Estudos do Latin-MH com o tema "Novas Tecnologias de Telecomunicação na Assistência à Saúde Mental". Desta vez, nosso grupo de estudos foi conduzido pela Dra Ines Hungerbühler, PhD pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Este webinar foi em inglês, via Adobe Connect, e sua gravação já está disponível no YouTube. Assista já!

 

Leia mais...

Oitavo Grupo de Estudos Latin-MH

No dia 30 de março nosso 8º Grupo de Estudos Latin-MH foi levado ao ar com o tema "IntelliCare - Aplicativos de Celular para Depressão e Ansiedade". Desta vez, convidamos o Dr. Kenneth Weingardt, PhD da Northwestern University, para falar sobre seu trabalho Este webinar foi em Inglês e o vídeo já está disponível no YouTube, assista já!

Leia mais...

Sétima Reunião do Grupo de Estudos Latin-MH

Nosso 7º Grupo de Estudos consistiu no debate "A Saúde Mental dos Profissionais da Atenção Primária: fatores relacionados ao trabalho" com a Dra Andréa Tenório e aconteceu no dia 31/01. Neste encontro discutimos os achados do Estudo PANDORA-SP. Este webinar foi realizado online pelo Adobe Connect e aconteceu em duas sessões: uma em português e outra em inglês. Acesse o link para os vídeos abaixo!

Leia mais...

Restricted Acess

Registro

Para receber boletins e informativos sobre as atividades do Latin-MH, indique abaixo o seu

email

Partnership

Copyright © 2014-2022. LatinMH.