Artigos publicados por membros do Latin-MH
O que fizemos até agora?
O projeto já começou e o lançamento oficial ocorreu no dia 10 de julho de 2013 na primeira reunião do hub, em São Paulo. Esta atividade foi financiada pelo Dr. Paulo Menezes, através de uma bolsa da Universidade de São Paulo.
Fizemos progressos em várias direções:
- Departamento de Psiquiatria da Universidade de Columbia colabora com LATIN-MH na formação da próxima geração de cientistas norte-americanos que se concentrará na pesquisa de implementação de Saúde Mental Global. O NIMH financiou um programa de bolsas de pesquisa (T32MH096724), liderada pelos Doutores Maria Oquendo e Milton Wainberg, com o objetivo de capacitar novos pesquisadores norte-americanos que se concentrará na elaboração de estratégias para fechar a enorme disparidade de saúde mental observada em países de média ou baixa renda e além, usando tratamentos que são baseados em evidências e podem fazer a diferença na vida das pessoas atingidas por doenças mentais. LATIN-MH tem sido fundamental na identificação de mentores para bolsistas de investigação dentre os seus muitos colaboradores no Peru e no Brasil. Os fellows estão agora trabalhando ativamente em colaboração com o corpo docente da Universidade Peruana Cayetano Heredia, em Lima, Peru, desenvolvendo abordagens para a implementação de serviços de saúde mental na atenção básica de saúde pública. Nosso primeiro fellow colaborativo (Dr Pamela Scorza) estará trabalhando no Peru como parte dessa colaboração.
- Professor Araya estará colaborando em três projetos adicionais na Guatemala, Colômbia e Peru financiados pelo Canada Grand Mental Health Challenges. Esses novos projetos procuram fortalecer uma linha semelhante de pesquisa.
- Realizou-se uma conferência científica ministrada por professores sênior do nosso hub presentes na primeira reunião.
- Realizamos palestras na Northwestern University, na Universidade de São Paulo, e participamos de uma conferência conjunta em Santiago, Chile, em colaboração com RedeAmericas, em setembro de 2013.
- Nomeamos uma coordenadora do projeto de pesquisa, Julieta Quayle, uma psicóloga clínica com doutorado nessa área. Nomeamos também uma coordenadora de capacitação, Bárbara Bonini, uma enfermeira com doutorado na área.
- O Comitê Executivo Central do hub se reuniu, e vários investigadores envolvidos com o componente de investigação têm realizado reuniões regulares semanais via web, a fim de desenvolver a intervenção a ser testada. Um progresso substancial foi feito no desenvolvimento de um aplicativo em colaboração com a Northwestern University. Mark Beagle e Marya Corden são os dois principais especialistas neste campo e estão trabalhando nesta iniciativa.
- Em dezembro de 2014 aconteceu nova reunião do Hub, em São Paulo, para preparar o estudo piloto.
- No primeiro semestre de 2015 realizamos os estudos piloto no Brasil e no Peru.
- Em junho de 2015 houve nova reunião do Hub para avaliar os resultados do estudo piloto e organizar o início do RCT. Realizou-se também o Latin America Treatment and Innovation Network in Mental Health Symposium, cujas apresentações estão disponíveis para download.
- No momento estamos nos preparando para, em 2016, iniciar o trial (RCT) no Brasil e no Peru.