Atividades desenvolvidas durante o primeiro ano

No primeiro trimestre, que corresponde aos meses de outubro, novembro e dezembro de 2013, o principal objetivo relacionado com o aspecto de pesquisa do projeto foi avaliar a usabilidade de telefones celulares pela população-alvo. Testes de usabilidade foram realizadas em duas unidades básicas de saúde em São Paulo (UBS Vila Dalva - região oeste de São Paulo, e UBS Vila Espanhola - região norte de São Paulo), com 20 pacientes. Os três pesquisadores (SA, PV, RN), que conduziram as entrevistas, trabalharam juntos na discussão, tradução e adaptação do questionário, e também na manipulação do aplicativo.

No trimestre seguinte, que se refere ao período de 1º de janeiro a 31 de março de 2014, os esforços foram dirigidos no sentido de alcançar a versão final do aplicativo CONEMO, tanto em Espanhol quanto em Português, e no desenvolvimento do Sistema de Apoio ao auxiliar de enfermagem. Também foram definidas as tarefas do protocolo de pesquisa e os procedimentos para o estudo piloto.

O terceiro trimestre, que se refere a fase 3 da pesquisa formativa, e incluiu um período de 3 meses, entre 1º de abril e 30 de junho de 2014. Foram realizados, neste trimestre, mais testes de usabilidade com dois voluntários em São Paulo, o que gerou informações relevantes durante a visita da equipe de Northwestern. além de uma melhor compreensão da complexidade do sistema CONEMO pelas equipes da USP e UPCH. Isso também culminou na melhora da qualidade na elaboração de documentos e outros materiais relacionados com o estudo.

A fase 4 da pesquisa formativa inclui o período de 3 meses entre 1o de julho e 25 de setembro. Durante esta fase, as tarefas dos diferentes profissionais envolvidos no teste-piloto foram definidas, bem como a estratégia para o recrutamento de candidatos para o estudo piloto . O Manual do Auxiliar de Enfermagem e o Guia do Participante foram concluídos em 3 línguas (Inglês, Português e Espanhol) e um guia especial para o uso do aplicativo de celular foi elaborado para se certificar que ambos, enfermeiros e pacientes, teriam um guia de referência rápida. O material para o treinamento dos auxiliares de enfermagem foi preparado.

Próximos eventos

Décimo Grupo de Estudos Latin-MH

Acontecerá, no dia 22 de Agosto, às 11:00, nosso Décimo Grupo de Estudos Latin-MH com o tema "Tecnologias Digitais para Prevenção de Mortalidade Precoce entre Pessoas com Doenças Mentais Sérias". Este webinar será apresentado pelo Dr. John A. Naslund, PhD de Dartmouth College, e será transmitido online, via Adobe Connect, em Inglês. Junte-se a nós e construa conhecimento conosco!

Leia mais...

Últimos eventos

Nono Grupo de Estudos Latin-MH

No dia 29 de maio foi ao ar nosso Nono Grupo de Estudos do Latin-MH com o tema "Novas Tecnologias de Telecomunicação na Assistência à Saúde Mental". Desta vez, nosso grupo de estudos foi conduzido pela Dra Ines Hungerbühler, PhD pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Este webinar foi em inglês, via Adobe Connect, e sua gravação já está disponível no YouTube. Assista já!

 

Leia mais...

Oitavo Grupo de Estudos Latin-MH

No dia 30 de março nosso 8º Grupo de Estudos Latin-MH foi levado ao ar com o tema "IntelliCare - Aplicativos de Celular para Depressão e Ansiedade". Desta vez, convidamos o Dr. Kenneth Weingardt, PhD da Northwestern University, para falar sobre seu trabalho Este webinar foi em Inglês e o vídeo já está disponível no YouTube, assista já!

Leia mais...

Sétima Reunião do Grupo de Estudos Latin-MH

Nosso 7º Grupo de Estudos consistiu no debate "A Saúde Mental dos Profissionais da Atenção Primária: fatores relacionados ao trabalho" com a Dra Andréa Tenório e aconteceu no dia 31/01. Neste encontro discutimos os achados do Estudo PANDORA-SP. Este webinar foi realizado online pelo Adobe Connect e aconteceu em duas sessões: uma em português e outra em inglês. Acesse o link para os vídeos abaixo!

Leia mais...

Restricted Acess

Registro

Para receber boletins e informativos sobre as atividades do Latin-MH, indique abaixo o seu

email

Partnership

Copyright © 2014. LatinMH.