O que é LATIN-MH

Este é um dos cinco hubs concedidos pelo US-NIMH para aumentar a capacidade de investigação que pode criar melhores estratégias para reduzir a diferença de tratamento de doenças mentais em locais com poucos recursos. Os três principais princípios de condução para a presente proposta são:

A) desenvolver capacitação com foco no fortalecimento de esforços dentro da região para que a sustentabilidade e autonomia possam ser alcançadas rapidamente;

B) ir além dos limites tradicionais de saúde mental e desenvolver parcerias estratégicas com outras disciplinas e grupos de pesquisa em saúde, e

C) integrar plenamente o tratamento eficaz da saúde mental nos sistemas de saúde primários e comunitários existentes.

 

Para atingir esse objetivo, estabelecemos uma rede regional para realizar pesquisas em saúde mental e ações de formação para aumentar a capacidade de pesquisa na região. O núcleo central está na Universidade de São Paulo (USP), com outro grande sub-centro com base no Peru (Universidad Peruana Cayetano Heredia) e três centros satélites no Equador, Guatemala e Colômbia. Esta rede é apoiada por fortes centros acadêmicos nas áreas de interesse nos EUA e na Europa. Duas atividades principais constituem a base da nossa proposta:

1) um componente de investigação com dois projetos de pesquisa do núcleo com foco na avaliação da eficácia de uma intervenção por telefonia celular, assistido por um auxiliar de enfermagem para o tratamento de depressão entre os indivíduos com doenças crônicas identificadas em contextos médicos gerais no Brasil e Peru. Uma das principais barreiras para o tratamento de transtornos mentais é a falta de recursos humanos especializados treinados. Esta intervenção irá abordar este problema, deslocando tarefas para esta intervenção automatizado por telefonia móvel, assim, aproveitando a enorme penetração de telefones celulares na região.

 2) Aumentar a capacidade de pesquisa em saúde mental na região, através de um programa de formação em investigação entregue por uma rede que envolve a Universidade de São Paulo, no Brasil, a rede latino-americana da Aliança Global para a Doença Crônica, da Universidade de Washington e da London School of Hygiene & Tropical Medicine . Esta estratégia incluirá: 1) maior destaque à colaboração Sul-Sul; 2) foco em uma estratégia de multiplicação começando com o fortalecimento de um hub de pesquisa e expansão gradual para outras sub-centros em uma grande rede de pesquisa com apoio mútuo; e 3) métodos mais eficientes de fornecimento de treinamento com a melhoria da acessibilidade. O componente de capacitação prioriza a formação em metodologias de pesquisa que podem gerar provas sólidas sobre as melhores estratégias para reduzir essa lacuna, permitindo uma formação na prática em pesquisa para os investigadores. Em ambos os componentes a devida importância é dada a questões relacionadas com a ampliação e elaboração de políticas, incluindo a criação de um conselho consultivo altamente qualificado e consultas a grupos intervenientes ao longo do projeto.

Próximos eventos

Décimo Grupo de Estudos Latin-MH

Acontecerá, no dia 22 de Agosto, às 11:00, nosso Décimo Grupo de Estudos Latin-MH com o tema "Tecnologias Digitais para Prevenção de Mortalidade Precoce entre Pessoas com Doenças Mentais Sérias". Este webinar será apresentado pelo Dr. John A. Naslund, PhD de Dartmouth College, e será transmitido online, via Adobe Connect, em Inglês. Junte-se a nós e construa conhecimento conosco!

Leia mais...

Últimos eventos

Nono Grupo de Estudos Latin-MH

No dia 29 de maio foi ao ar nosso Nono Grupo de Estudos do Latin-MH com o tema "Novas Tecnologias de Telecomunicação na Assistência à Saúde Mental". Desta vez, nosso grupo de estudos foi conduzido pela Dra Ines Hungerbühler, PhD pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Este webinar foi em inglês, via Adobe Connect, e sua gravação já está disponível no YouTube. Assista já!

 

Leia mais...

Oitavo Grupo de Estudos Latin-MH

No dia 30 de março nosso 8º Grupo de Estudos Latin-MH foi levado ao ar com o tema "IntelliCare - Aplicativos de Celular para Depressão e Ansiedade". Desta vez, convidamos o Dr. Kenneth Weingardt, PhD da Northwestern University, para falar sobre seu trabalho Este webinar foi em Inglês e o vídeo já está disponível no YouTube, assista já!

Leia mais...

Sétima Reunião do Grupo de Estudos Latin-MH

Nosso 7º Grupo de Estudos consistiu no debate "A Saúde Mental dos Profissionais da Atenção Primária: fatores relacionados ao trabalho" com a Dra Andréa Tenório e aconteceu no dia 31/01. Neste encontro discutimos os achados do Estudo PANDORA-SP. Este webinar foi realizado online pelo Adobe Connect e aconteceu em duas sessões: uma em português e outra em inglês. Acesse o link para os vídeos abaixo!

Leia mais...

Restricted Acess

Registro

Para receber boletins e informativos sobre as atividades do Latin-MH, indique abaixo o seu

email

Partnership

Copyright © 2014. LatinMH.